Análise Bioenergética

A Análise Bioenergética é uma abordagem terapêutica que trabalha corpo e mente de forma conjunta, entendendo que muitas das nossas questões psicológicas estão marcadas no nosso corpo e podemos acessá-las com mais facilidade se formos além das palavras. Essa forma de psicoterapia corporal foi criada por Alexander Lowen, que foi discípulo de Wilhelm Reich, que por sua vez era discípulo de Freud. Então no tratamento existe uma leitura psicanalítica, por exemplo, com a análise de sonhos e do inconsciente, associados a leitura e as intervenções corporais.

De forma geral, podemos entender que a Análise Bioenergética propõe a liberação de bloqueios e traumas na mente e no corpo, para possibilitar uma vida com maior contato consigo mesmo e, por consequência, mais liberdade, expressividade e criatividade.

Historicamente a bioenergética surgiu a partir do trabalho de Wilhelm Reich, que deu origem também a outras linhas de psicoterapia corporal como a biossíntese, a biodinâmica e a vegetoterapia caractero-analítica. Assim, entendimentos e intervenções advindas destas outras linhas de trabalho também podem ser pertinentes e propostos em combinação com a análise bioenergética ao longo de um processo terapêutico.